domingo, 12 de setembro de 2010

СИСТЕМА – Единоборства Древней Руси


O Sistema (SYSTEMA ou СИСТЕМА em russo) é uma arte marcial que se originou do contato dos antigos guerreiros russos com diferentes invasores (turcos, prussianos, suecos, vikings, japoneses, mongóis, chineses, árabes, etc). Mais informações podem ser encontradas na página do meu instrutor de Systema (http://www.artemarcialrussa.com.br/). Neste sítio é possível encontrar a história do Systema, mas o que eu vou colocar aqui é mais interessante e é o motivo pelo qual eu procurei esta arte marcial:




Filosofia do Systema
Aspectos da filosofia do Systema
"Há uma razão porque a Arte Marcial Russa é chamada O SISTEMA (a palavra russa é Systema). É um jogo completo dos conceitos e dos componentes do treinamento que realçam a vida. Neste caso, adquirir a habilidade marcial da arte é uma maneira de melhorar a função de todos os sete sistemas fisiológicos do corpo e todos os três níveis de habilidades humanas: física, psicológica e espiritual.


O princípio chave do sistema russo é a não-destruição. O objetivo é certificar-se de que seu treinamento e suas atitudes não fazem nenhum dano ao seu corpo ou a psique ou a de seus parceiros. O sistema é projetado para criar, construir e fortalecer seu corpo, sua psique, sua família e seu país.


O Sistema é conhecido por outro nome “poznai sebia” ou “conhecer-se”. O que significa realmente se compreender? Não é apenas saber o que são suas forças e fraquezas, isso é bom, mas razoavelmente superficial. Treinar a Arte Marcial Russa é uma das maneiras certas de vermos a extensão plena de nossas limitações – para ver como orgulhosos e fracos nós somos realmente. O Sistema permite que nós ganhemos a força verdadeira do espírito que vem da humildade e da clareza em ver a finalidade de nossa vida.


Porque as raízes do Sistema Russo estão na fé cristã ortodoxa russa, a opinião é que tudo que nos acontece, bom ou mau, tem somente uma finalidade final. Criar as melhores condições possíveis para que cada pessoa compreenda-se. O treinamento apropriado no Sistema Russo carrega o mesmo objetivo – para pôr cada participante no melhor ajuste possível para que compreenda o tanto quanto sobre si mesmo que possa lidar há todo o momento.


Uma das palavras de Mikhail Ryabko aos novatos é “seja uma pessoa boa e tudo mais vir-lhe-á”. Em uma maneira simples, contudo detalhada da ajuda que o Sistema dá para você escolher e seguir o caminho correto."

Um vídeo com exemplos do que é o Systema:




Agora vou falar da minha experiência inicial: o Systema é punk! Treinamento estilo militar, o que é bom porque trabalha muito com o condicionamento físico e o psicológico. É uma atividade que faz a pessoa se desligar completamente do mundo. Ali dentro o objetivo é aprender técnicas de sobrevivência para situações reais, entendendo como assimilar golpes contínuos e a manter uma postura relaxada e tranquila mesmo na pior situação. Aliás, sem relaxamento é impossível aplicar o Systema que não possui forma e trabalha com a reação instintiva do corpo. Só experimentando para saber o que é.


Eu estou com dores no corpo inteiro, mas muito satisfeito com o que vivenciei e querendo mais!

O próximo passo é voltar a praticar meditação, mas uma coisa de cada vez... E rumo ao auto-conhecimento.

Um abraço.

Um comentário:

Bruna Katharina disse...

Quebra o corpo mas fortifica o espírito! Go on...

Beijos!!